top of page

PROTEÇÃO E COMISSIONAMENTO

O projeto de uma subestação de energia elétrica nova envolve muitas coisas. Quando a potência instalada é maior que 300 kVA, por exemplo, é necessário ter um disjuntor de média tensão, que tem que ter proteção através de um relé de proteção secundária, com no mínimo as funções ANSI 50 e 51. Ou então, caso se deseje ter uma usina fotovoltaica, pode ser necessário ter um relé também, com outras funções adicionais.

É importante que a proteção funcione adequadamente, pois ela é a responsável por desligar a energia elétrica em caso de necessidade (durante a ocorrência de curto-circuito, por exemplo), podendo pôr em risco tanto o operador do sistema quanto as instalações elétricas em caso contrário. Ela pode salvar vidas e também o seu bolso, podendo inclusive impedir que um transformador seja avariado - caso atue de forma adequada. Não pode haver dúvida, portanto, quanto ao funcionamento adequado do sistema de proteção.

A atuação adequada deve ser de acordo com o estudo de proteção e seletividade aprovado junto à concessionária de energia, e o comissionamento da instalação irá garantir que os valores estão ajustados corretamente e que não há problemas na sua instalação e atuação.

Mas esse estudo não é realizado apenas no caso de novas subestações. Ele é realizado também quando a demanda contratada é alterada em mais de 20% (no caso da Celesc) ou mesmo quando um disjuntor mais antigo passa por retrofit ou é substituído.

Outras funções ANSI também podem ser exigidas pela concessionária, a depender do tipo de instalação. As funções 50 e 51 são referentes à atuação por sobrecorrente instantânea e temporizada, mas também existem funções como a 27 e 59, por sub e sobretensão, e a 81, por frequência, entre muitas outras.

O comissionamento pode estar atrelado aos serviços de elaboração de estudo de proteção e parametrização do relé ou ser contratado separadamente. Ele consiste na simulação das condições que fariam o relé de proteção atuar e acionar o disjuntor, verificando se esse acionamento acontece dentro das faixas de tempo adequadas e se as leituras estão coerentes com as grandezas injetadas.

bottom of page